Salvar postagem como: PDF

Total de visualizações de página

Anuncie sua empresa

Translate

janeiro 25, 2010

Açai !


Estava lendo uma reportagem que dizia assim: O prato principal da dieta paraense ganhou o mundo. O açai virou suco industrializado, refrigerante, ingredientes de bebidas energéticas, consumo quase obrigatório em academias de ginástica por todo o país. Os benefícios são muitos.

Talvez isso seja novidade para eles, não para os paraenses. Muitos tem no açai a sua refeição de cada dia, apesar do preço.
Mas o que mais me chama a atenção é quando lí a reportagem do ano de 2007, onde se dizia que o açai estava contaminado pela doença de chagas. O açai é bem melhor quando é batido na hora, e a primeira proibição foi essa. Depois colocaram um monte de normas, aparentemente para a saúde e bem estar da população.
Mas percebo que por trás de tudo isso, havia um jogo de interesse comercial. O açai era vendido somente nas feiras, nas esquinas e a camada pobre da população  consumia em alta escala.
Depois disso os supermercados passaram a vender o produto. E passamos a ver noticiários da descoberta "Fantástica" do açai pela academias pelo Brasil.
No ano de 2000 uma empresa japonesa pediu a patente do cupuaçu no Japão e na Europa  e registrou uma
marca como se fosse sua. Houve protestos e esse pedido de patente foi negado.
O Pará tem perdido muitas riquezas, acredito que a única coisa que é genuínamente paraense é a banda Calypso, porque lá fora eles falam para quem quiser ouvir: "Eu sou de Belém, Eu sou do Pará".

0 comentários :

Postar um comentário

Todos os comentários serão bem vindos, porém, só aprovarei dentro do tema exposto.