Salvar postagem como: PDF

Total de visualizações de página

Anuncie sua empresa

Translate

janeiro 25, 2008

Presídios-Belém-Pará


Integrante da pastoral carcerária da Igreja Católica,Israel Neto procurou a imprensa,ontem de manhã,para dizer que,desde o último domingo,detentos do complexo Penitenciário de Americano,em Santa Isabel,estão em "greve".Para protestar contra as más condições em que se encontram,eles se recusam a sair das celas para tomar sol e a comer.
Israel Neto disse que o protesto dos presidiários é pacífico.No entanto,ele teme que a situação se agrave com a possibilidade de que o movimento seja radicalizado pelos presos.Segundo ele,a greve de fome começou no domingo passado,no Centro de Recuperação de Americano 3(CRA 3),Unidade de Segurança Máxima.Por causa da greve,a direção daquela unidade penal teria decidido suspender as visitas.
Com isso,a partir da última terça-feira,presos de outras unidades do complexo também resolveram aderir ao movimento.Segundo Israel,a greve já abrange presos dos CRAs 1,2,e3,do Centro de Recuperação Psiquiátrico(CRP) e da Colônia Agrícola Heleno Fragoso,que é de regime semi-aberto.
Israel acredita que apenas o Presídio Coronel Anastácio Neves,onde os detentos são ex-militares,não aderiu ao protesto.Israel disse que os presos tem motivos para protestar."As celas são úmidas e a comida é de péssima qualidade.
Além disso,muitos agentes são bons profissionais,mas sempre tem aqueles que agem de modo errado,tratando os detentos de modo desumano.A situação tem que ser divulgada para que seja resolvida",diz."Se a Susipe(Superintendência do Sistema Penal)não adotar nenhuma medida para resolver essa situação,isso pode não terminar bem.Só no CRA 3,onde o protesto começou,há mais de mil detentos revoltados.Por isso,resolvemos telefonar para a imprensa e denunciar,justificou.
NOTA
A Susipe ressalta que os presos do CRA 3 são de grande potencial ofensivo e ex-integrantes de quadrilhas de roubo a instituíções bancárias,tráfico internacional de drogas,além de serem considerados os que mais causam problemas disciplinares,e portanto,não sendo possível nenhum tipo de relaxamento nas normas de segurança da casa.

1 comentários :

eu estou de acordo com a nota da susipe tendo em vista que são presos de justiça. Devem ser punidos como manda a lei, por esse motivo é um presídio de segurança máxima. se fosse assim só comer dormir e fazer sexo tudo de graça, qual seria o objetivo da prisão?

Postar um comentário

Todos os comentários serão bem vindos, porém, só aprovarei dentro do tema exposto.